Luvas de exame
Medicom® SafeTouch®
DM | EPI | Contacto alimentar
Gama completa de luvas de exame não estéreis, médicas e de especialidade, de qualidade premium. As luvas são fabricadas em materiais diversos que proporcionam proteção, durabilidade e aderência superiores sem comprometer a flexibilidade, a sensibilidade ou o conforto.
Materiais utilizados no fabrico das luvas SafeTouch®
A grande maioria das luvas de exame são fabricadas em latex, vinil e nitrilo. Algumas luvas mais recentes são produzidas em cloroprene. O quadro abaixo sumariza as características e os benefícios de cada material:
Materiais
Luvas em latex
Luvas em nitrilo
Luvas em vinil
Luvas em cloroprene
Composição
Borracha natural
Material sintético
Material sintético
Material sintético
Benefícios
Os mais elevados níveis de conforto, flexibilidade, ajuste e sensibilidade
Elástica, robusta e durável
Opção sintéctica mais económica, confortável
Ajuste e sensação similar ao latex, durabilidade e robustez similar ao nitrilo
Luvas em latex ou luvas isentas de latex?
As luvas em latex são muitas vezes as preferidas pelos profissionais de saúde uma vez que proporcionam os níveis mais elevados de elasticidade, conforto e ajuste. Os cirurgiões muitas vezes preferem as luvas em latex uma vez que estas oferecem maior precisão e elevada sensibilidade táctil. Apesar das suas vantagens muitos profissionais estão a optar por luvas isentas de latex como sejam em vinil, nitrilo ou cloroprene, uma vez que as alergias provocadas pelo latex são cada vez mais comuns.
As luvas em vinil, que são fabricadas a partir de PVC (polyvinyl chloride), são normalmente as luvas isentas de latex mais económicas. No entanto, muitos preferem utilizar luvas de melhor qualidade como sejam as luvas em nitrilo. As luvas em nitrilo são muitas vezes as escolhidas pois são as luvas isentas de latex que mais se assemelham em termos de elasticidade às luvas em latex, acrescendo a durabilidade e a resistência à perfuração superiores proporcionadas pelo nitrilo.
Outro aspecto a ter em conta quando se decide entre luvas em latex ou luvas isentas de latex é a proteção oferecida por cada tipo de material. Em geral, as luvas em latex oferecem a melhor proteção contra bactérias e vírus, enquanto as luvas sintéticas oferecem melhor proteção quimica. Dos diferentes tipos de luvas sintéticas, as luvas em nitrilo são as que proporcionam um grau mais elevado de protecção contra vírus assim como contra produtos quimicos.
Luvas pré-empoadas ou luvas sem pó?
As luvas sem pó são mais caras devido ao processo de remoção do revestimento de pó no interior da luva. No entanto as luvas sem pó provocam menos reações alérgicas uma vez que possuem um menor teor de proteína e de químicos. As luvas sem pó são igualmente mais limpas de utilizar uma vez que não deixam resíduos nas roupas ou nas superfícies.
As luvas pré-empoadas são geralmente lubrificadas com pó de milho uma vez que outras opções (pó de lycopodium, pó de talco, etc...) provocam irritações na pele. No entanto, mesmo o pó de milho pode impedir os tecidos de sararem correctamente. Assim, as luvas sem pó são muitas vezes preferidas para cirurgias e outros procedimentos sensíveis.
Luvas sem pó: cloradas ou não cloradas?
As luvas sem pó podem ter o seu interior tratado, ou não, com cloro. O quadro abaixo sumariza as vantagens e as desvantagens deste processo.
Luvas sem pó
Cloradas
Não cloradas
Desvantagens
Odor a cloro e menor prazo de validade: as luvas cloradas tornam-se mais frágeis após um ano e podem durar menos de um ano se expostas ao calor
Difíceis de calçar e não são isentas de partículas, uma vez que um revestimento de uma fina camada de partículas de gel/silicone é aplicada para as tornar um pouco mais fáceis de calçar
Vantagens
Luvas tratadas com cloro são mais fáceis de calçar sendo ainda isentas de partículas prevenindo reações alérgicas
Cor mas próxima das luvas pré-empoadas e ausência de odor a cloro
Textura e comprimento
Acabamento: algumas luvas possuem um acabamento liso enquanto outras apresentam-se parcialmente ou totalmente texturizadas. Estas últimas proporcionam uma melhor tracção aos objectos manuseados.
Comprimento do punho: o tamanho mais usual do punho é de 240mm, no entanto, por forma a se obter uma maior cobertura e protecção do ante-braço, algumas luvas possuem um punho de maiores dimensões.
Tipos de luvas de exame
Luvas de exame médicas: são luvas de grau médico, utilizadas para exames a doentes, recolhas de sangue ou tratamento de doentes.
Luvas "Chemo": são luvas que foram testadas para contacto com medicamentos utilizados em quimioterapia. Quando se escolhe estas luvas é importante verificar se foram testadas para o medicamento específico que vai ser utilizado.
Luvas "Hand Care": luvas de grau médico com aloe ou outros hidratantes que ajudam a manter a barreira húmida da pele. Cada vez mais são as preferidas por muitos profissionais de saúde.
Kolmi® é uma marca registada de Groupe Kolmi Hopen, a Medicom Company | SafeTouch® é uma marca registada de Medicom